12/10/2010

Visitas nas Escolas

Dias 7 e 8 de outubro foram dedicados às visitas em escolas cariocas.

Dia 7 pela manhã, estivemos na Escola Affonso Várzea, integrante do Projeto Bairro Educador, no Complexo do Alemão. Logo de início fomos super bem recebidas pela Diretora Eliane e por todos da sua equipe com um delicioso lanche. Em seguida, nos dirigimos ao auditório, onde cerca de 100 crianças do EF nos aguardavam animadas e ansiosas para o que viria a seguir. Algumas estavam até com bandeirinhas da Guiné-Bissau que foram agitadas na nossa chegada.

A ideia era contar a história para elas - o que foi feito com o uso de PowerPoint - e depois abrir um descontraído bate papo. Foi super! Muitas perguntas foram formuladas! Como eles escovam os dentes? Como são os casamentos? Como fazem para caçar? A maioria delas era relacionada às formas de vida cotidiana da aldeia onde se passa a história.

Ao final, deixamos um livro que a Editora mandou de presente (e também para as demais 4 escolas do Projeto no Alemão). Na hora da dedicatória, muitos "bons fluidos" foram emanados das crianças... Que delícia de manhã!

Vejam mais sobre o evento no blog deles...
http://bairroeducador.blogspot.com/2010/10/escola-municipal-prof.html

outras fotos

Na mesma tarde, fomos na Escola Parque da Gávea, e nos encontramos com cerca de 100 crianças do 3o. ano do EF. Também tivemos ótima acolhida! Ali, as crianças já tinham lido a história e a estratégia foi mostrar outras imagens da Guiné-Bissau feitas pela Virgínia e abrir o bate papo. Muitas perguntas também nos foram dirigidas, em particular sobre os processos de elaboração do livro - como foi a viagem? Quais os obstáculos enfrentados? Qual é a maior dificuldade para publicar? - além de outras mais voltadas ao contexto: os brancos ainda oprimem os negros na África? Como foi a guerra? Angola é na África?

Ao final, muita aglomeração para os autógrafos... e acabamos recebendo um maravilhoso presente: os desenhos feitos pela turma 303, das Professoras Mara e Marcela. Em breve estarão escaneados e expostos no facebook!

Também fomos notícia no site da escola!
http://escolaparque.g12.br/noticias/1010131/index.htm

Dia 8 de manhã fomos para a Escola Faria Brito, onde nos receberam carinhosamente também. Era uma turma de 25 crianças do 3o. ano do EF. Adquiriram os livros que nós levamos, mas a professora pediu que não contássemos a história, apenas aguçássemos a curiosidade dos meninos e meninas ali presentes. Então, sentamos todos numa roda e começamos uma divertida conversa. Lá, as colocações giravam mais em torno de nossas vidas: a Bel sentiu saudades da Vy quando ela foi para a África? Quem é o Marcio do "segredo"? Com quantos anos a Bel começou a escrever para crianças? Que lugares a Vy já fotografou?

No fim, autógrafos com canetinhas cheirosas e muitos beijinhos...

Naquela mesma tarde, fomos para a Escola Parque da Barra. Ali também tinham cerca de 100 crianças do 3o. ano do EF nos aguardando ansiosamente. A coordenadora Celia carinhosamente "orquestrou" o encontro. Com o livro já lido, meninas e meninos trouxeram diversas perguntas - dessa vez pareciam estar mais ligadas ao enredo: para onde o pai da Naná vai? A Naná usava os panos amarrrados? - ou mesmo à estrutura do livro: por que a palavra ele aparece aspeada numa determinada página? Num próximo livro as Marias podem trocar emails?

Mas de todas as perguntas feitas, as que se repetiram em todoas as escolas foram: o que é verdade, e o que é ficção no livro? Vai ter outro livro das cartas?

Na saída, mais um enorme número de autógrafos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário