20/07/2011

Revisitando a Escola Affonso Várzea, no RJ

A manhã tinha sido animada na Escola Rubens Berardo. Bem pertinho dela estava a já conhecida Escola Affonso Várzea, onde Virgínia e eu contamos a história do “Cartas entre Marias” no ano passado.
Dessa vez eu estava só, diante de cerca de 130 meninos e meninas de turmas variadas, sentadas no auditório. Poucos tinham conhecido o livro no ano passado; mas a esmagadora maioria ainda não tinha tido acesso a ele. Assim, a opção foi por ler a história, projetando-a pelo datashow. A professora da sala de leitura estava bem animada!
 

 

 

Cada frase ou imagem suscitava reações e participações interessantes por parte das crianças – durante e depois da história: eu vou na Lan House usar o email; Eu escrevo cartas para minha avó, que mora na Paraíba; Minha tia mora em Florianópolis também; Eu já vi um jipe; Elas estão tirando água do poço?; Olha os peitos da mulher!; Lá tem jacaré? E a Anaconda??; Elas comem com a mão... e bebem como?; Se ficam doente, como compram os remédios?; Se chove, como vão estudar?; Na aldeia tem escola?; O bebê não cai?!; Eu também tomo conta do meu irmãozinho; Eu também ajudo em casa; etc.
Engraçado era ver a alegria dos que já conheciam a história em serem cúmplices do “segredo” e não adiantarem o final para os demais... =)
Também os materiais da Pinacoteca do Estado de São Paulo e da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis foram entregues e serão bem utilizados! E também ali ficou combinado que termos a participação das crianças na versão final do próximo livro... Aguardem!

3 comentários:

  1. Querida Bel,

    mais uma vez, o Cartas entre Marias fez sucesso na E. M. Professor Affonso Varzea. Infelizmente, Virginia não pôde estar conosco, nem a Diretora Eliane, que esteve bem representada pela Coordenadora Pedagógica Lílian e pela professora Francisca.
    Que venha o próximo livro, pois os alunos já estão ansiosos...
    Abraços,
    Bruno Lopes - Bairro Educador

    ResponderExcluir
  2. No próximo livro esperamos contar com a participação desses meninos e meninas ao longo do processo de escrita do livro!! =)

    ResponderExcluir
  3. oi tia bel sou eu joão da turma 301 do faria brito gostei das fotos beijos e abraços joão

    ResponderExcluir