03/05/2012

Espreitando a história pela frestinha da porta: a narração do CARTAS em Lajeado, RS

Ainda por conta da consultoria que estou prestando ao MEC através da UNESCO (saiba mais em Repensando Escolas), fui visitar dias 16 e 17 de abril a rede pública municipal de Lajeado, no RS – município eleito entre os demais da região sul.
O planejado era contar parte do livro CARTAS ENTRE MARIAS para as turmas de 4º ano da Escola Municipal Guido Arnold Lermen,

... e propor que as crianças escrevessem cartas – fossem estas dirigidas às autoras, às personagens, ou ainda para qualquer pessoa que desejassem.

A sala era ampla e uma de suas paredes era totalmente ocupada por um grande portal separando o espaço de outra sala.
Enquanto eu desenvolvia a proposta com a turma da manhã, vários rostos se espremiam e diversos olhos me espreitavam através das frestinhas do portal divisório...
Quem eram? Meninos e meninas do 5º ano, que cotidianamente costumam trabalhar juntos com as crianças do 4º ano. Claro que esta questão foi resolvida no turno da tarde: abre-te Sésamo! E com o portal aberto, as duas salas se constituíram em um grande salão, e meninos e meninas do 4º e 5º anos ouviram, participaram e em seguida produziram suas cartas!





A animação foi tanta que até professoras e equipe pedagógica também escreveram cartas... =)
É... fiquei devendo essa ao 5º ano da manhã... Quem sabe seja um bom motivo para voltar à Lajeado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário